CASES

A Metal Américas, tem como filosofia de trabalho sempre fornecer algo além do que o cliente solicita.

Isso se dá pelo oferecimento de sugestões para melhoria dos processos produtivos do cliente, com a implantação de mudanças, pelo fornecimento de tecnologia mais adequada ao que foi solicitado, sempre com o objetivo de se obter uma melhor performance das instalações e redução de custos operacionais.

Por conta dessa metodologia de trabalho a Metal América tem colecionado uma série de casos de sucesso:

• No início dos anos 90, fomos contatados para fornecer um orçamento para a simples transferência de um forno de tratamento de metais que havia sido adquirido da ALCOA por uma empresa sua parceira, forno esse muito antigo, produzido nos anos 50.
O orçamento solicitado deveria incluir somente os serviços para desmontagem e remontagem desse forno, em um novo local. Após analisar a solicitação em detalhes, sugerimos ao cliente uma mudança completa na forma construtiva de isolamento, bem como no gradiente de distribuição de temperatura, além da automação dos queimadores de aquecimento e da soleira.
Com as alterações sugeridas, e aceitas pelo cliente, o equipamento passou a produzir 50% a mais do que produzia originalmente e consumindo apenas 1/3 da energia anteriormente usada.

• No mesmo período a Metal Américas recebeu consulta da empresa papeleira Papel Simão, para orçar somente a transferência de uma rebobinadeira instalada em uma unidade produtiva mais antiga em São Paulo | SP.
No momento da desmontagem, a Metal Américas apresentou à empresa sugestões de melhorias, que foram acatadas e aplicadas, acarretando no equipamento, instalado na nova unidade, maior produtividade e uma substancial redução dos refugos.

• Ainda nos anos 90, a ALTRANS (de Contagem |MG) uma empresa metalúrgica contratou a Metal Américas para executar a transferência e instalação dos fornos que dispunha para uma nova unidade. Analisando a solicitação e discutindo com o cliente o seu sistema produtivo, a Metal Américas sugeriu aos executivos da empresa a realização de algumas visitas técnicas a instalações mais modernas na Europa e EUA.
A Metal Américas encarregou-se de agendar as visitas e acompanha-los em todas essas visitas.
Ao final do processo, o plano inicial, que era apenas a mudança de equipamentos usados e obsoletos para um novo local, acabou dando origem à maior e mais moderna fábrica de ligas de alumínio, obtidas a partir de sucatas da América Latina.
O sucesso do empreendimento, teve boa repercussão no mercado, e acabou sendo objeto de um artigo na maior revista do segmento: a Light Metal Age.

• No início dos anos 2000, a empresa Libbs Farmacêutica chegou até a Metal Américas por intermédio de profissionais da Cica/Arisco, onde atuamos projetando equipamentos e promovendo modificações em processos produtivos existentes.
Mais uma vez, a solicitação do cliente Libbs era apenas para que transferíssemos a unidade de reatores da sua fábrica em Embu - SP, tendo em vista os bons resultados anteriormente obtidos pela Metal Américas na instalação de outra unidade da empresa instalada no bairro da Pompéia, em São Paulo. A Metal Américas passou a fornecer diversas sugestões de modificações nos processos, na medida em que ia se familiarizando com eles. Os resultados obtidos foram excelentes, culminando em uma instalação que, pela sua qualidade, foi reproduzida na capa do catálogo institucional da própria Libbs. Os frutos advindos dessa nova instalação, possibilitando que a Libbs firmasse contrato com uma grande empresa da Alemanha para fornecimento de matéria prima para fabricação de pílulas anticoncepcionais femininas.

• O caso de maior destaque na história atual da Metal Américas é a nova unidade industrial da Recicla BR, localizada em Itaquaquecetuba – SP. Quando iniciamos os primeiros contatos com a Recicla BR, em 2003, a empresa era um pequeno fundidor, que produzia em torno de 500 t/mês de ligas de alumínio, a partir de sucatas. O objetivo desses primeiros contatos era o fornecimento e instalação de um forno da Metal Américas, uma vez que conheciam o trabalho por nós realizado na antiga ALTRANS (atual Alcicla | MG). A Recicla BR desejava instalar um forno ultramoderno na sua instalação existente.
Em face da incompatibilidade de propósitos, fomos obrigados a realizar inúmeras reuniões, para mostrar os inconvenientes de se instalar um forno da grandeza do equipamento desejado, em uma instalação que não estava, nem havia como, ser adequada para trabalhar com um equipamento do nível pretendido.
Felizmente a diretoria da empresa conscientizou-se da impossibilidade da operação pretendida e decidiu iniciar uma pequena, porém nova, célula, já pensando em uma instalação completa para o futuro.
Hoje a Recicla BR é padrão de referência na área de reciclagem de alumínio. É líder de mercado, tendo, inclusive, adquirido outras unidades produtivas, algumas até de seus antigos clientes. Hoje a Metal Américas é uma grande parceira da Recicla BR, e participa de praticamente de todos os projetos nos quais a empresa está envolvida, colaborando, não somente na área de engenharia e na implantação de unidades produtivas de não ferrosos, mas com sugestões de estratégias de negócios, contribuindo inclusive na captação de novos negócios.
A unidade produtiva, implantada pela Metal Américas, em regime de ‘turn key” para a Recicla BR, é hoje referência não só no Brasil, mas também no exterior, servindo de modelo para diversas empresas japonesas, americanas e alemãs.
Na edição 2012 da FENAF (Feira Nacional de Fundição), a Recicla BR foi agraciada com um prêmio como a única empresa recicladora com grau “zero” de emissão de poluentes.

• Com o aperfeiçoamento dos equipamentos e da tecnologia de integração de diversas tecnologias internacionais, a Metal Américas produziu mais de 26 fornos de grande capacidade para o mercado brasileiro nos últimos anos, proferiu palestras técnicas em feiras patrocinadas pela ABAL (Agência Brasileira de Alumínio), tendo executado o último projeto de remodelação da SUMESA, ajudando a firmá-la como expoente na reciclagem de alumínio no sul do Brasil.

• A Metal Américas teve também diversas participações no exterior, por meio do uma parceria firmada com a Mead, maior empresa do setor de papel no mercado americano, no início dos anos 90. Quando iniciamos as atividades com a Mead, atuávamos simplesmente como montadores de equipamentos e tradutores de publicações técnicas.
Os trabalhos de tradução dos manuais técnicos acabaram por permitir que a Metal Américas passasse a conhecer profundamente os equipamentos desse fabricante. Uma emergência ocorreu na Argentina com um dos equipamentos da Mead instalados no país, e, na impossibilidade da vinda de um técnico americano em tempo hábil, e a Metal Américas envolveu-se com o problema, com a intenção de ajudar seu cliente a solucionar uma dificuldade pontual.
O fato foi solucionado com a Metal Américas fornecendo treinamento, executando a instalação e ajustes do equipamento, e até a contratando técnicos, muitos dos quais ainda atuando na empresa.

• Em função do histórico profissional da Metal Américas, fomos contatados há 3 anos pela Krones, da Alemanha, para auxiliar um grupo de investidores angolanos, com os quais mantém negócios, na implantação de linhas de engarrafamento adquiridas na Europa.
Mais uma vez, o envolvimento da Metal Américas nesse projeto foi bastante grande, ocasionando a mudança e adequação dos “layouts” das linhas de engarrafamento, a sugestão para a compra de máquinas usadas, mas em excelente estado de conservação, por serem economicamente mais viáveis que a reforma das antigas máquinas adquiridas na Europa, entre outras coisas. Atualmente estamos indicando possibilidades de novos negócios para esses investidores em outras áreas que os mesmos demonstraram interesse ou necessidade.

• Ao longo de todos esses quase 30 anos de experiência dos nossos profissionais, participamos de diversos outros pequenos projetos.
Projetos esses que mudaram a vida de pessoas, ajudaram profissionais de diversas áreas a se projetarem no mercado, permitiram que diversos clientes ingressassem em novos negócios industriais, adquirissem estrutura para atender as rígidas exigências de empresas estrangeiras.

endereço Estrada do Atanázio, 339 - Feital - Pindomonhangaba/SP telefone: (12) 3905-3405 metalamericas@metalamericas.com